Jogo computadorizado como recurso pedagógico: Célula Animal
Um jogo virtual possibilita a interação do aluno com o conteúdo estudado em sala de aula e o ambiente computadorizado. Promove a expansão do conhecimento adquirido de forma dinâmica e autônoma. Mas não é qualquer jogo que contribui com o conteúdo discutido pelo professor, temos que verificar a que faixa cognitiva é destinada o jogo para que não haja prejuízo à construção desse conhecimento. Analisando o jogo: Célula Animal (http://www.sobiologia.com.br/jogos.php#).
Verificamos que esse jogo é muito interessante para complementar uma aula sobre células. Ele estimula a concentração do aluno para completar as lacunas de acordo com a parte celular indicada na figura. Também contribui no desenvolvimento da autonomia do aluno, ajuda-o a não preocupar com os erros o que o faz crescer pessoalmente. Observe:
Nesse jogo, são vários os objetivos visualizados : a utilização da memória (os alunos precisam organizar o conteúdo visto em sala de aula e relacioná-lo com o jogo); ter percepção visual; raciocínio; coordenação motora visomanual, expressão linguística e outros. Essa análise precisa ser feita pelo professor de acordo com o objetivo da aula que é proposta, para não prejudicar o desenvolvimento do ensino aprendizagem. Esses jogos são ferramentas importantes para o professor ajudar o aluno a ter prazer pelo conhecimento e por novas descobertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário